Caminhoneiros reclamam de demora para descarregar soja em terminal da Cargill em Santarém

Terminal de Santarém

Foto: Valdir Ribeiro

50 motoristas estão parados, há dias, em um pátio que fica na Comunidade Cipoal Km 14, na BR 163, em Santarém, oeste do Pará, esperando para descarregar a soja no terminal da Cargill. Segundo eles, não conseguem desembarcar os grãos dos caminhões, porque a empresa responsável pelo porto dá preferência aos caminhoneiros, que vem do Estado do Mato Grosso.

Antônio Brás trabalha há 20 anos como motorista, segundo ele, produtores, motoristas, consumidores e os segmentos envolvidos do setor produtivo ficam prejudicados. “Nós gostaríamos que a situação mudasse e o desembarque da soja fosse realizado assim que os caminhões chegassem ao porto, pois ficamos preocupados que o produto estrague”, afirmou

Os motoristas reclamam ainda que passam uma situação muito difícil devido à falta de estrutura. Durante a espera para descarregar os carros, eles afirmam que não tem banheiros adequados, comida e outras necessidades básicas.

A maioria dos caminhoneiros é de Mato Grosso, que são contratados para transportar a soja aos navios, alguns já pensam nem mais voltar a época da colheita do próximo ano, por causa da demora. É o caso de João Delclides, que relatou “se a situação não mudar não voltarei mais, é muito sofrimento”, afirmou.

Segundo os motoristas, o Sindicato dos Caminhoneiros promete levar o caso ao Ministério Público, a fim de garantir o direito de atendimento com mais agilidade.

Terminal de Santarém

Foto: Valdir Ribeiro

Em nota, a Cargill esclarece que “faz descarga dos caminhões de acordo com sua capacidade operacional, como vem fazendo desde o início da safra de milho e soja, e ressalta que o aumento de caminhões é resultado de uma safra recorde de produção de grãos. O congestionamento foi um contratempo pontual que já está sendo solucionado, assim como as ações em andamento que visam aprimorar a logística da unidade”.

Fonte: Jornalista Valdir Ribeiro

Terminal de Santarém

Foto: Valdir Ribeiro

Terminal de Santarém

Foto: Valdir Ribeiro

Terminal de Santarém

Foto: Valdir Ribeiro

 

Uma comentário para

  • Santarém precisa mudar entendo o lado dos carreteiros ainda mais no cipoal que não tem estrutura nehuma pra eles….no Planalto São José também ta na mesma situação vamos tentar ajudar esses guerreiros .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anúnciantes
Anúnciantes